Minerar Bitcoin em Casa ou na Nuvem?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

pros e contras minerar bitcoin na nuvem

Minerar bitcoin é ajudar as transações ocorrerem de forma a serem mais seguras, ou seja cada minerador funciona como um validador da transação dentro da cadeia blockchain.

Quais os Benefícios da mineração em casa?

  1. Com certeza o melhor benefício é ter sua máquina em casa sobre sua posse;
  2. Decisão em qual poll de mineração usar para possibilitar mais lucros.

Contras da mineração em casa

  • Comprar equipamento caro demais;
  • Ter conhecimentos técnicos para instalação e manutenção do software e hardware
  • Barulho e calor excessivos
  • Conta de luz bem mais cara ( Já conheci muitas pessoas que pararam de minerar devido a esse alto custo de energia)

Quais são os benefícios da mineração em nuvem em relação a mineração caseira? As seguintes considerações podem ser usadas como base para escolher mineração na nuvem:

  1. Com mineração de bitcoin na nuvem você não vai ter problemas com excesso de barulho, pois tudo é feito remotamente. Tudo é controlado de longe com apenas um computador.
  2. Não tem problemas com altos custos de energia elétrica, que aqui no Brasil pagamos tão caro, isso é um dos principais pontos pois a mineração exige grande investimento em energia elétrica. Por isso, não é adequado se ter um rig de mineração caseiro. Em países como Paraguei e Dinamarca, Noruega essas taxas são extremamente menores, viabilizando o funcionamento.
  3. Não há necessidade de se preocupar com danos ou substituição do hardware. Porque todos foram fornecidos por provedores de serviços de mineração em nuvem. Ou seja, você não precisa se preocupar com a manutenção e arrefecimento do local.

Contras da mineração na nuvem

  • Os benefícios são inúmeros mas é importante deixar claro que você precisa escolher boas empresas para minerar bitcoins, caso contrário pode ser um investimento perigoso, muitos fornecedores de hash-power sumiram do mapa nos anos de 2016 e 2017, como o caso mais famoso da Hashocean.
  • Além desse caso tivemos dezenas de mineradoras que se disfarçaram atrás do anonimato do bitcoin e das criptomoedas para exercer suas atividades dando golpes em pessoas menos avisadas, eu mesmo já perdi dinheiro em 2018 com a Fromt Miner, que sumiu e hoje esta tendo que pagar seus investidores por força de lei.

Minerar de Bitcoin – Em Termos Mais Técnicos

Mineração é um sistema de consenso distribuído usado para confirmar a fila de transações inserindo-a em blocos. Esse processo confirma os bloqueios de cadeia cronológicos, protege a neutralidade da rede e permite que outros computadores aprovem o estado do sistema.

Para ser confirmada, a transação deve ser organizada em um bloco que está em conformidade com regras criptográficas rigorosas e será verificada por uma amostra da rede. A regra é evitar a manipulação do bloco anterior porque pode tornar inválida toda a sequência de blocos subsequentes.

A mineração também é como uma loteria competitiva para evitar que os indivíduos adicionem facilmente novos blocos em sucessão em blocos. Assim, nenhum indivíduo ou grupo pode controlar o que é inserido na cadeia de blocos ou substituir uma parte da cadeia de blocos para reverter suas transações.